Notícias

post

Gama garante empate, elimina adversário e está na grande final do Candangão

Na noite desta quarta-feira (26/03), o Gama foi até a cidade de Taguatinga-DF para enfrentar os mandantes, em partida válida pela volta da semifinal do Candangão 2025. Com uma vantagem construída pelo placar de 3 a 0, no primeiro jogo, o Maior do DF fez o dever de casa e despachou o adversário, após um empate sem gols no tempo regulamentar. Com o resultado, o maior campeão da competição retorna a grande final, após cinco anos, e garante vagas na Série D e na Copa do Brasil do ano que vem.

Apesar do júbilo gamense, o destaque negativo do jogo foram as cenas de violência protagonizadas pelo público apoiador do time detentor do mando de campo. Mesmo em pífia quantidade numérica, o grupo de arruaceiros protagonizou momentos de confusão durante a etapa final, devido à frustração diante da iminente eliminação. Eles chegaram a entrar em confronto com a polícia, tendo sido retirados do estádio ainda com a bola rolando.

Com a calma de um vencedor

O alviverde não deu margem ao azar. Sem ter motivos para se arriscar, o Gama preferiu não correr riscos desnecessários e apenas administrou a vantagem, jogando um futebol que impediu qualquer tática incisiva e perigosa imposta pelo adversário. Aos nove minutos de bola rolando, William Jr chegou com perigo, mas a pelota chutada pelo meia acabou sendo desviada pela defesa adversária.

Com 22 minutos no cronômetro, Renan Rinaldi fez boa defesa em arremate de Netinho, que não assustou o esquema defensivo do alviverde. No final da primeira etapa, Rafa Marcos engatou um perigoso contra-ataque, achou Willian Jr e o meia se aproximou do gol. Na tentativa de fora da área, a bola tirou tinta da trave e o gol não saiu. Esse foi o último lance do primeiro tempo.

Segundo tempo: classificação garantida

Aos dez minutos da etapa final, Willian Jr novamente apareceu para o jogo. E foram em duas oportunidades! Na primeira, o camisa 10 achou Moisés desmarcado, que chutou forte, de primeira, obrigando o arqueiro adversário a trabalhar a fim de evitar o gol. Por fim, Willian arriscou pela esquerda, após jogada individual, chutando ao invadir o espaço defensivo do rival. A bola, porém, passou rente a trave e saiu pela linha de fundo.

Renan Rinaldi trabalhou novamente, aos 13 minutos, impedindo o tento adversário em duas finalizações. Na última delas, Tobinha chutou fraco e o imponente arqueiro gamense segurou com tranquilidade.

Pouco depois do lance, foi quando se iniciou a confusão. Após desentendimento entre atletas das duas equipes, os torcedores do clube mandante lançaram bombas ao gramado, obrigando a polícia a ter de agir. Todo o imbróglio durou cerca de 15 minutos e partida foi paralisada. Na volta, o árbitro deu inacreditáveis 22 minutos de acréscimos.

Todavia, com o adversário cansado, o Gama só precisou administrar o bom resultado e trazer para casa a classificação para a grande final do Candangão, além das vagas para a disputa da Copa do Brasil e da Série D do Brasileirão, em 2026.

FICHA DO JOGO

Data/horário: 26/03/2025 (Quarta-feira) — 19h
Local: Estádio Serejão
Renda e Público: 1.517 pagantes
Arbitragem: Maguielson Lima Barbosa, Lucas Costa Modesto e Marconi de Souza Gonçalo

Cartões Amarelos: Lucas Piauí, Lúcio, Netinho e Eliezer

Cartões Vermelhos: Caicedo

Gols: –

Brasiliense: Matheus Kayser; Netinho, Igor Morais, Keynan e Guilherme Santos (Romário); Marcos Jr., Iago Cousseau (Tobinha) e Tarta; Yago Ferreira (Xuxa), Kadu Barone (Douglas) e Rubens (Apodi)

GAMA: Renan Rinaldi; Michel (Toninho Paraíba), Wellington, Pedro Romano e Lucas Piauí; Moisés, Lúcio (David), Rafa Marcos (Douglas) e Willian Jr.; Ramon (Fabinho) e Luan (Lima)