Gama sai atrás, mas goleia Rio Claro e está na segunda fase da Copinha

09/01/2020

Foto: Allan Carvalho

Na tarde desta quinta-feira (09), o Gama foi a campo em busca de uma importantíssima vitória na Copa São Paulo de Futebol Jr. Com apenas um ponto marcado em dois jogos disputados, o alviverde teve em seu caminho o Rio Claro-SP, na mesma situação, também em busca de uma vitória. O triunfo era de suma necessidade ao Gama, eu precisava dos três pontos e de um tropeço do Paulista-SP diante do Athetico-PR para conseguir a vaga no mata-mata.

Em campo, duas equipes com propostas de jogo totalmente diferentes. O Gama, incisivo, atacou o Rio Claro a todo custo e, mesmo saindo atrás no placar, o alviverde buscou o resultado e goleou os paulistas por 5 x 2. Lila, Breno, Muriel, Índio e Fernando marcaram os gols que deram a vitória ao Gama. Danilo e Carandina descontaram para o Rio Claro.

Após a partida, o Athletico goleou o Paulista e decretou a classificação alviverde na competição, que enfrentará o Tupi-MG na próxima fase.

Virada no primeiro tempo

O jogo começou elétrico. O Gama teve quatro boas oportunidades de sair na frente antes dos 10 minutos da primeira etapa, mas quem abriu o placar foi o Rio Claro. Danilo recebeu passe dentro da área, disputou bola com a zaga gamense e ficou sozinho de frente para Marcos para abrir o marcador no Jayme Cintra: 0 x 1.

Foram apenas cinco minutos de vantagem paulista no escore. Aos 14’, Breno arriscou de longe e poderia ter encurtado ainda mais a vitória parcial dos adversários. Mas foi com 16 minutos registrados no cronômetro que Lila recebeu cruzamento da direita, aproveitou falha da zaga adversária e mandou um forte chute para estufar as redes e empatar o jogo em 1 x 1.

O Gama gostou do gol e quatro minutos mais tarde, Breno aproveitou passe dentro da área para girar e mandar a bola no cantinho esquerdo do goleiro Pasquoto. Muita comemoração alviverde e 2 x 1 para o Gama registrado no placar.

Breno e Pedrinho tiveram ótimas oportunidades de aumentar a diferença, em sequência. O centroavante aproveitou passe de Lila, que fez excelente jogada individual e girou para bater ao gol. O chute acabou saindo fraco, sem perigo para o arqueiro. Pedrinho, por sua vez, assustou Pasquoto. Ele chutou da intermediária, colocado, e a bola raspou o travessão antes de ir para fora.

Emoção e goleada no segundo tempo

O Rio Claro adotou outra postura, mais ofensiva, no segundo tempo. E logo aos 5 minutos, Carandina cobrou falta pelo lado esquerdo na gaveta de Marcos, sem chances de defesa, para empatar o jogo: 2 x 2. O adversário ainda chegou a virar a partida, mas o gol foi anulado pois havia impedimento no lance. Não foi o suficiente para intimidar o escrete gamense.

Aos 19’, Lila fez uma excelente jogada. Ele driblou dois marcadores na lateral de campo e cruzou rasteiro para Muriel se consagrar e fazer o terceiro gol gamense na partida. Apenas dois minutos separaram o terceiro do quarto gol alviverde. Aos 20 minutos, Daniel foi derrubado na área e o árbitro apontou penalidade máxima para o Gama. Índio bateu bem, firme e forte, no canto superior direito do gol para ampliar a vantagem: 4 x 2.

O Gama gostou dos dois gols em sequência e partiu para cima. Aos 32’, Fernando, que havia entrado há pouco tempo, recebeu cruzamento de Daniel e arriscou de letra, obrigando o goleiro a defender no reflexo. Dois minutos depois, o mesmo Daniel foi atingido por um carrinho de Danilo, que recebeu o segundo cartão amarelo e foi para o chuveiro mais cedo.

Com 36 minutos de partida, mais uma vez Daniel se destacou, driblando a marcação na lateral da área e cruzando para Fernando subir mais alto que toda a defesa paulista e cabecear para o fundo das redes: 5 x 2 para o Gama. Foi o gol que decretou a goleada alviverde.

Classificação garantida

A goleada foi o dever de casa muito bem feito pelo Gama, mas ainda faltava o tropeço do Paulista-SP diante do Athletico-PR para decretar a classificação do Gama para a fase mata-mata da Copinha pela primeira vez em sua história.

A partida entre as equipes começou as 16h15 e o Athletico, jogando com seus reservas, não deu chances ao time de Jundiaí-SP e venceu por 5 x 1. A vitória paranaense deixou a segunda colocação do Grupo 14 nas mãos do Gama, que fechou a campanha da primeira fase com uma vitória, um empate e uma derrota em três jogos disputados, somando 4 pontos.

O Gama vai encarar o Tupi-MG na próxima fase, que ficou na liderança do Grupo 13, com 7 pontos somados.

 

GAMA 5 x 2 RIO CLARO

Copa São Paulo de Futebol Jr – 3ª Rodada (Grupo 14) 
09/01/2020 – 14h
Estádio Jayme Cintra – Jundiaí-SP
Árbitro: Paulo Santiago Medeiros
Assistente 1: Marcos Di Sena
Assistente 2: José Mariano

 

GAMA

Marcos; Sales, Jonas, Lucas Silveira e Erick; Vitor, Índio (Ximenes) e Pedrinho (Muriel); Daniel (Luis Fernando), Lila e Breno (Fernando)

Técnico: Léo Roquete
Gols: Lila (aos 16’ do 1ºT), Breno (aos 20’ do 1ºT), Muriel (aos 19’ do 2ºT), Índio (aos 21’ do 2ºT) e Fernando (aos 36’ do 2ºT)
Cartões Amarelos: Breno e Índio.
Cartões Vermelhos: Não recebeu

 

RIO CLARO

Pasquoto; Renan Luiz Otávio, Mancha (Vitão) e Thiago (Alisson); Raí, Dayvidson, Carandinha e Vinicius (Dadau); Danilo e Dantas (Vitor, depois Netinho)

Técnico: Wagner Salino
Gols: Danilo (aos 9’ do 1ºT) e Carandina (aos 5’ do 2ºT)
Cartões Amarelos: Danilo
Cartões Vermelhos: Danilo