Gama sai na frente, mas sofre gol e fica no empate contra Paulista

06/01/2020

Foto: Haland Guilarde/DF Sports+

Na tarde desta segunda-feira (06), o Gama entrou em campo pela segunda rodada da Copa São Paulo de Futebol Juniores. O alviverde, que está no Grupo 14, perdeu na primeira rodada diante do Athletico-PR e jogou diante do Paulista precisando de uma vitória para respirar na tabela. E o triunfo estava nas mãos do Gama, que vencia por 1 x 0 com gol marcado aos 28 minutos por Brenno. Porém, no final do primeiro tempo, Alisson empatou a partida e o resultado perdurou até o final.

Agora, o Gama precisa torcer para o Athletico vencer Rio Claro e Paulista. Nesse caso, o alviverde dependerá apenas de uma vitória diante do Rio Claro na quinta-feira (09) para avançar de fase na competição.

Gols no primeiro tempo

O Gama optou por jogar no contra-ataque, aguardando o erro do adversário. E na primeira etapa essa estratégia foi efetiva, já que o alviverde conseguiu sair na frente no placar. Até lá, muito bola rolou e o Paulista esteve perto de marcar primeiro. Na melhor delas, aos 18 minutos, um cruzamento foi feito dentro da área defendida pelo Gama. O lateral Mateus se atirou na frente da bola e impediu que ela chegasse nos pés dos atacantes adversários.

Os ataques do alviverde também assustaram. Aos 5’, Brenno recebeu lançamento por trás da zaga e bateu de primeira, de fora da área, tentando encobrir o goleiro João Carlos. Passou perto, mas a bola raspou a trave e foi para fora.

Aos 27 minutos, Pedrinho recebeu bola em rápido contra-ataque alviverde. Ele tentou aplicar um drible no marcador, mas foi desarmado. O lance foi apenas uma previsão do que viria a acontecer na jogada seguinte.

Um minuto depois, novo contra-ataque gamense. A bola chegou até os pés de Daniel, que passou da marcação e tocou para Brenno, livre dentro da área. O goleiro deixou as metas e o centroavante alviverde só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes do gol vazio para abrir o placar no Jayme Cintra: 1 x 0.

O tento deu novos ânimos ao Gama, que partiu para cima e quase ampliou aos 39’, com Pedrinho, que recebeu passe e bateu de primeira, obrigando o goleiro adversário a trabalhar. Por pouco o alviverde não amplia a vantagem.

E custou caro ao Gama. Aos 41’, escanteio do lado esquerdo de ataque do Paulista. Kaio Bala levantou bola na área e Alisson cabeceou para o fundo das redes, sem chances para Marcos: 1 x 1 e fim da primeira etapa.

Marcos: o nome do Gama na etapa final

Na segunda etapa, o Paulista voltou com maior ímpeto. O Gama até chegou a assustar no começo, com Índio, que bateu de longe, colocado, fazendo a bola arrancar tinta do travessão adversário. Foi por pouco. A partir disso o Paulista cresceu na partida.

Foram quatro boas chegadas adversárias, todas elas obrigando o goleiro Marcos a operar grandes defesas e salvar o patrimônio alviverde. Numa delas, o arqueiro defendeu à queima-roupa, após chute de Diego, que aprontou para cima da zaga alviverde e ateu rasteiro.

Com 18 minutos registrados no cronômetro, a melhor chance do Gama na partida após o gol. Pedrinho cobrou falta da entrada da área, pelo lado direito. A bola foi bem batida, assustando a defesa adversária e atingindo o lado exterior das redes defendidas por João Carlos, do Paulista.

Nos últimos dez minutos, blitz paulista para cima do Gama. A defesa alviverde, experiente, segurou o ímpeto dos mandantes. O primeiro a fazer seu nome foi Erick. Kauã tirou Marcos da jogada e bateu para o gol vazio. O lateral, contudo, alcançou a bola e mandou-a para escanteio. Depois, Marcos salvou outras três oportunidades claras de gol do paulista. Numa delas, Kaio chutou de muito perto e o goleiro gamense defendeu no mais puro reflexo.

Foi o último lance do jogo. Placar final: 1 x 1. Com o resultado, o Gama permanece na lanterna do Grupo 14, agora com um ponto marcado. Para se classificar, ainda há chances. Na melhor delas, ao alviverde precisa torcer por dois triunfos do Athletico, um contra o Rio Claro-SP e outro contra o próprio Paulista na última rodada. Caso o Furacão vença os dois jogos, O Gama precisará apenas vencer o Rio Claro na última rodada e estará na fase mata-mata da competição.

A partida entre as equipes acontecerá na quinta-feira (09), às 14h, no mesmo estádio Jayme Cintra. A transmissão é de responsabilidade e exclusividade da FPF TV e será exibida na plataforma MyCujoo.

 

PAULISTA-SP 1 x 1 GAMA

Copa São Paulo de Futebol Jr – 2ª Rodada (Grupo 14) 
06/01/2020 – 14h
Estádio Jayme Cintra – Jundiaí-SP
Árbitro: Marcos Gonçalves
Assistente 1: Karina Souza
Assistente 2: Sidney Oliveira

 

PAULISTA

João Carlos; Weuller (Henrique), Rennan, Dennis e Matheus; Borges, Ramos (Diego, depois Brendon) , Mingotti e Mineiro (Luis Miguel); Alisson (Kauã) e Kaio Bala


Técnico: Thiago Fernando
Gol: Alisson, aos 41’ do 1ºT.
Cartões Amarelos: Rennan, Borges, Mingotti e Kauã.
Cartões Vermelhos: Não recebeu.

 

 

GAMA

Marcos; Sales, Jonas, Lucas Silveira e Mateus (Erick); Léo (Ximenes), Daniel e Muriel (Lila); Brenno, Índio, Pedrinho (Vitor)

Técnico: Léo Roquete
Gol: Brenno, aos 28’ do 1ºT.
Cartões Amarelos: Léo e Lila.
Cartões Vermelhos: Não recebeu.

 

Por Departamento de Comunicação