Gama inicia montagem de time de Futebol de Mesa

30/06/2019

Foi assinada na tarde de ontem (29), portaria autorizando a criação da Diretoria de Futebol de Mesa do time do Gama. A novidade, avalizada pelo presidente Weber Magalhães, traz mais uma categoria esportiva dentro da Sociedade Esportiva do Gama.

Mesmo em formação, a previsão é que o time de Futebol de Mesa na modalidade dadinho inicie suas atividades com ao menos dez atletas, sendo que para competições em equipes são necessários no mínimo quatro.

Na implementação do projeto, a Sociedade Esportiva do Gama contará com dois grandes parceiros. A equipe de futebol de mesa da Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade), uma das mais tradicionais no DF, cederá a estrutura física para que os jogadores do Gama realizem torneios internos e treinamentos.

Outro parceiro fundamental é o apoio da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM). André Araújo, representante da CBFM, esteve presente no CT Ninho do Periquito no último sábado (29) e afirmou que a entrada de um time profissional de futebol da envergadura do Gama será essencial para o crescimento do esporte no DF.

Supervisor do Departamento de Futebol de Mesa e capitão da equipe do Gama, Flávio Cavalcante, afirmou que está sendo uma honra inicar o projeto no clube. "Estamos muito felizes porque todo time grande tem um departamento de futebol de mesa, aqui no Gama não poderia ser diferente. A gente vai honrar a camisa do Gama também no FutMesa", afirmou.

Quatro atletas estiveram presentes no Centro de Treinamento do Gama para conhecer a estrutura e a diretoria executiva do clube. Flávio Cavalcante, Erb Lopes e Ari Nobre se mostraram animados com a iniciativa. O diretor jurídico do Gama, Wendel Lopes, praticante do esporte há mais de dez anos, também integrará a equipe inicial.

Torneios
A expectativa dos componentes do time do Gama de FutMesa é que iniciem já em 2019 a disputa das etapas do Campeonato Brasiliense de FutMesa. Outros importantes torneios são a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, ambas nas categorais individual e por equipes.

O futebol de mesa
Popularmente conhecido como futebol de botão, o FutMesa conta com quatro principais categorias: Disco, Bola 12 Toques, Bola 3 Toques e Dadinho. O time do Gama iniciará apenas na modalidade dadinho, em que a "bola" utilizada é um pequeno cubo.

Em Brasília, o FutMesa conta com quase 50 atletas federados somente na categoria Dadinho. Este número chega a mais de 350 praticantes do FutMesa Dadinho em todo o Brasil. Se contarmos com todas as modalidades e ligas independentes, o esporte é praticado por mais de três mil pessoas em todo o país.