Gama tem melhor aproveitamento entre todos os clubes do Brasil

21/03/2019

Com a vitória de ontem, sobre o Real, o Gama ficou bem próximo de garantir a liderança definitiva ao final da primeira fase do Candangão – um empate na rodada final já basta. Porém, a vitória garantiu um título bem mais vistoso ao alviverde.

Entre os 25 campeonatos estaduais em andamento, o Gama tem a melhor campanha do Brasil. Em 10 partidas, são nove vitórias e apenas um empate, o que rendeu até agora um aproveitamento de 93,3%. O segundo lugar é do Moto Club-MA que, além do Gama, são os únicos a alcançar um aproveitamento maior que 90 por cento no estadual, porém, diferente do alviverde, os maranhenses não estão invictos em 2019 – já foram derrotados pela Copa do Nordeste.

Na ordem, esses são os cinco melhores aproveitamentos dos campeonatos estaduais:

Gama – 10 jogos; 9 vitórias e 1 empate = 93,3 AP

Moto Club-MA – 7 jogos; 6 vitórias e 1 empate = 90,5% AP

Grêmio-RS – 10 jogos; 8 vitórias e 2 empates = 86,7% AP

Goiás-GO – 12 jogos; 10 vitórias, 1 empate e 1 derrota = 86,1% AP

Atlético-MG – 11 jogos; 9 vitórias, 1 empate e 1 derrota = 84,8% AP

 

Invictus

Entre todas as partidas oficiais que os clubes brasileiros disputaram em 2019, a lista de invictos é bem restrita. No Centro-Oeste, apenas Gama e CEOV-MT não perderam. São mais quatro clubes que não perderam em 2019: Atlético-AC; Cruzeiro-MG; Paysandu-PA e Lagarto-SE.

 

Melhor do século

Entre os recordes que o Gama pode quebrar no próximo domingo (24), contra o Taguatinga, está incluso a de melhor campanha da primeira fase nesse século. O alviverde, vencendo ou até empatando com a Águia, garante não só a liderança da primeira fase como também o melhor aproveitamento de primeira fase na história moderna do Candangão.

A melhor campanha do alviverde nesse século, pelo Candangão, foi em 2003, quando foi campeão invicto. Com uma primeira fase impecável, deixando para trás os badalados Brasiliense e CFZ, o Gama disputou 11 partidas na primeira fase, venceu oito e empatou três, tendo um aproveitamento de 81,9%.

Com o atual formato, disputado desde 2014 – com quatro fases e 12 clubes –, o melhor ataque na primeira fase foi conquistado pelo Gama, no ano passado. A equipe alviverde marcou 22 gols e, em 2019, alcançou a mesma marca com uma rodada de antecedência. Garantindo a primeira colocação, o alviverde também terá a melhor campanha de primeira fase no atual formato.

 

Por Gabriel Caetano/Fértil Comunicação